Gmail - ESPECIAL DARWIN 200 ANOS - rosely.fialho@gmail.com

Gmail - ESPECIAL DARWIN 200 ANOS - rosely.fialho@gmail.com

Comentários

  1. Ocupação do MS no séc. 16

    Alguns grupos que ocupavam essa região por volta do séc. 16 preferiam os terrenos abrigados e mais propícios ao cultivo, caracterizando-se como tribos de lavradores, produtores de mantimentos e tecidos.
    Outras tribos também seguiam o fluxo das águas acompanhando a caça que deslocava-se no movimento das enchentes e vazantes. Viventes em terra, esses seminômades caçadores e coletores constituiam-se em bandos de ferozes guerreiros.
    Nesse ir e vir no compasso das águas, enquanto milhares de nativos viviam em diferentes configurações socioculturais, os espanhóis penetravam o interior do Continente utilizando a foz do Rio da Prata, firmando seu principal núcleo de ocupação em Assunción, no Paraguai.
    Uma vez instalados, possuindo tecnologia superior, os conquistadores implantaram o colonialismo de exploração, apossando-se das novas terras, saqueando suas riquezas e remodelando seus habitantes como escravos coloniais, atuando através da “erradicação da antiga classe dominante local, da concessão de terras como propriedade latifundiária aos conquistadores, da adoção de formas escravistas de conscrição de mão-de-obra e da implantação de patriciados burocráticos, representantes do poder real, como exatores de impostos”.
    A partir de então, sob pressão escravista, os povos nativos sofreram grande ruptura em seu processo evolutivo natural, sendo remodelados através da destribalização e da deculturação compulsória, perdendo a maior parte de seu patrimônio cultural e só podendo criar novos hábitos quando estes não colidissem com sua função produtiva dentro do sistema colonial,as etnias nativas foram conduzidas a transfiguração étnico-cultural ou a completa extinção.
    Neste cenário conflitante houve, porém, uma exceção. Um determinado grupo étnico se fortaleceu após o contato com os colonizadores. Para isso, saquearam os bens culturais de seus adversários, adotando o cavalo, a lança e outras armas para utilizá-las no uso da caça e da guerra, aprimorando sua própria estrutura sociocultural e se transformando numa das tribos nativas mais resistentes de toda América do Sul.
    No século XVI, ainda no início da ocupação espanhola, os nativos assaltaram as pequenas vilas que se formaram, as estâncias crioulas e a cidade de Assunção, guerreando ferozmente, fazendo cativos e contra-atacando às tentativas de extermínio e redução empreendidas pelos invasores.

    Taislaine Louveira-2°ano B
    matutino-E.E.Padre C. de Monte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua contribuição......volte sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Getúlio Vargas - Simulado

Revolução Francesa: Simulado

República Velha: exercícioscom gabarito